sábado, 18 de outubro de 2008

Caneta vermelha

- Você professora?
A vozinha me arrancou de meu planejamento semanal, exatamente enquanto eu fazia uma ginástica para encaixar os vários compromissos de um determinado dia da semana seguinte, enquanto estava em um almoço na casa de familiares de meu marido.
Como estava sem nenhum livro, nem material da escola ou faculdade na mão - só mesmo uma caneta e o plano semanal em mãos -, fiquei curiosa.
- Sou, sim. - Respondi, mas não contive a curiosidade. - Como você adivinhou? - Perguntei imaginando que ela diria que eu tinha uma cara de inteligente, ou algo assim.
- É que eu vi você corrigindo com a caneta vermelha... - respondeu como se tudo ficasse explicado.
Para ela, como ainda para muitas pessoas, caneta vermelha significava correção. E corrigir, pelo visto, ser professor.
Ainda pensei em dizer que para escrever ou corrigir eu não tinha essa coisa de cor não. A primeira caneta que aparecesse em minhas mãos servia. Até lápis. Mas, para quê? Devo ser uma na multidão, pelo visto.
Sinceramente, não acredito que a cor da caneta traumatize o aluno, como várias pessoas têm apregoado. Afinal, se a nota do aluno for sempre boa, que importa a cor? Contudo, concordo que a idéia de o vermelho estar associado a algo negativo, mesmo em setores extra-escolares, está bastante arraigada. Basta dar uma olhada em sua conta bancária. Se ela estiver negativa, diz-se que está no vermelho... Mas, daí a dizer que é a cor que vai traumatizar, acho um exagero.
Dois dias após essa conversa com a menina, entreguei trabalhos de meus alunos do curso de Pedagogia. Valia 5,0. A aluna tirou 4,5. Lá estava a nota, juro, só por acaso mesmo, à caneta vermelha. A aluna perguntou porque havia tirado uma nota abaixo da média. Lembrei-lhe que o trabalho valia cinco. Então, não, não estava abaixo. "Mas, professora, então por que está de vermelho?"
Ora, de tanto usar minhas canetas pretas ou azuis, eu as perco mais facilmente. Então, a única disponível era a vermelha! Com tanta coisa realmente importante com que preocupar-nos para fazer a educação ser deveras de qualidade, será mesmo que a cor da caneta - azul, preta, vermelha, rosa, verde, ou seja lá qual for - vai fazer diferença no aprendizado?
Então, convoco professores a irem à papelaria mais próxima e se permitirem variar cores. Que seja. Se isso servir para os alunos aprenderem mais e terem uma auto-estima mais elevada, então é simples.
Mas, por favor, não exagere então na cor preta. A situação preta é sinônimo de nota baixa no boletim!

Nenhum comentário: