sábado, 18 de outubro de 2008

O quarto rei mago

Eu li a história narrada no filme "O quarto rei mago" em algum manual ou outro tipo de publicação da Igreja. Falta-me a referência agora. A partir dela, fiz o discurso abaixo, pronunciado em maio de 1997, na Ala de Duque de Caxias:
CARIDADE
Há um filme muito interessante que exemplifica o tema sobre o qual falarei. Este filme é "O quarto rei mago", o qual conta a história fictícia de um rei mago que, quando do nascimento de Cristo, se desencontrou dos outros três reis, quando todos levariam presentes, pois precisou ajudar a alguém. A partir daí, começou ele na busca de Jesus. No entanto, ele passou mais trinta anos numa comunidade, ajudando aos necessitados. Para isso, ele teve que vender praticamente todas as jóias que seriam para Jesus. Ele também já estava bem velhinho e já desistindo de encontrar o Mestre. Desta forma, ele libertou seu escravo, a quem prometera que o faria quando encontrasse a Cristo. Esse escravo saiu e viu, na cidade, Jesus Cristo. Ele voltou ao rei mago e contou-lhe o que viu. Este, pegou a única pedra preciosa que lhe restara e foià procura de Cristo. Ao chegar no local, viu Cristo sendo chicoteado e ele passou mal. Quando se recuperou e decidiu ir falar com Cristo, uma menina estava para ser vendida por estar só, pois perdera seus pais. Ele a viu e perguntou o que ocorria. Este rei mago vendeu o único rubi que conseguira guardar para o Mestre, para que ela fosse liberta. Ao chegar para ver Jesus Cristo, o rei mago prostrou-se e falou: "Senhor, desculpe-me por não ter nada com que presenteá-lo." E Cristo respondeu: "Eu já aceitei seu presente." O rei mago ficou surpreso e perguntou: "Como, Senhor, se há tanto tempo estou a Tua procura e só agora o encontro?" E o que Jesus respondeu encontra-se em Mateus 25:35-37:
"Tive fome e me destes de comer. Tive frio e me destes com que me cobrir.' "
Na verdade, podemos hoje considerarmo-nos os quartos reis magos. Ainda não encontramos a Cristo, mas quando estivermos com Ele, que presente iremos ofertar-Lhe?
É impossível amarmos o Senhor e não amarmos o nosso próximo. E esse amor se revela através da caridade - o puro amor de Cristo.
Muitas pessoas se perguntam: "Puxa! Eu não tenho dinheiro, como posso ser caridosa para com os meus irmãos?" Convém que vejamos uma citação do Élder Bruce R. McConkie:
"É nosso privilégio consagrar nosso tempo, talentos e recursos à edificação do seu reino. Maior ou menor, sempre é exigido de nós algum sacrifício para o progresso de sua obra. A obediência é essencial para a salvação, bem como o serviço, assim também a consagração e o sacrifício."
Tempo. Talento. Recursos. QUem de nós não tem, ao menos, um desses ingredientes para usar em forma de caridade? Fazemos isso ao agirmos como missionários, a todo momento. Da mesma forma com nossos chamados. Ou, ainda, através dos pequenos gestos anônimos de gentileza e bondade em nosso cotidiano.
Se quisermos servir a Deus, devemos tomar sobre nós o nome de Cristo, buscando viver como Ele viveu, lembrando constantemente da necessidade de sermos caridosos. Afinal, como diz um hino de que gosto muito: "anjos no alto anotam e veem todos os atos, oh, faze o bem!"

Nenhum comentário: