sábado, 1 de novembro de 2008

Ser feliz ajuda a vencer

O artigo que segue foi escrito por mim faz uns dois ou três anos. Eu o postei no site do SABIDO e algum outro de consultores. Minha surpresa, meses atrás, foi descobrir que muitos blogueiros estão copiando (e dando o devido crédito). Quero agradecer a todos os que estão divulgando a felicidade por aí. Então, agora, aqui também para vocês opinarem.
NOTA: O artigo tem como base meu livro FELICIDADE DE PRESENTE.

Muitas vezes, flagramo-nos fazendo planos de ser felizes no futuro - quando terminarmos a faculdade, quando conseguirmos um bom emprego, ou quando comprarmos o carro, a casa... Enfim, parece que a felicidade está sempre num ponto futuro e nunca a alcançamos plenamente. Aqui, proponho o tripé da felicidade, para encontrarmos a felicidade no presente e recebermos de presente a felicidade!
1. GRATIDÃO - O caminho mais fácil para ser infeliz é lastimarmos o que não temos. Devemos, ao contrário, fazer uma lista de tudo o que temos e agradecer - aos familiares, amigos, a nós próprios, ao universo ou a Deus por tudo o que temos.
1.1. Faça uma lista das 10 coisas pelas quais vocêdeve ser grato e verá surpreso que são coisas que o dinheiro não pode comprar.
1.2. Reserve um minuto todas as manhãs para agradecer por mais um dia de vida, por estar com saúde ou ter ainda esperança de tê-la, por ter um trabalho, por ter família ou, simplesmente, por poder ler palavras como estas.
2. ATITUDE - Muitas vezes queremos colher felicidade, quando deixamos as ervas daninhas do pessimismo e baixo-astral invadirem o nosso jardim da mente. Cultive uma atitude positiva em relação a você mesmo e aos outros.
2.1. Diga coisas boas para você mesmo. Avalie o que se tem dito nas últimas semanas. São frases animadoras? Você costuma dizer que se ama? Acredita que é capaz de qualquer coisa?
2.2. Não importa o que te aconteça, você sempre tem alternativa. Você pode, a cada manhã, tomar uma decisão: passar o dia infeliz e cabisbaixo ou estar verdadeiramente feliz. O dia vai passar de qualquer forma, a escolha é sua.
2.3. Li certa vez que devemos fazer uma limonada deliciosa com os limões que a vida nos dá. Então, que coisa boa você pode tirar do momento desafiador pelo qual está passando? Pergunte-se. Não há outro lugar melhor para encontrar respostas.
2.4. Se você desconfia estar passando por uma fase de depressão, não hesite: procure ajuda de um médico imediatamente. Depressão não é "frescura". Busque informações e a cura.
3. VIVÊNCIA DE VALORES MORAIS - Ninguém é feliz sem Deus (ou uma crença que o oriente) e/ou sem viver valores simples como honestidade, solidariedade, amor ao próximo, trabalho árduo, contribuição para a sociedade. Se você estiver se ocupando numa boa causa, ajudando pessoas a serem felizes, certamente você será a pessoa mais feliz.
3.1. Preste serviço, seja voluntário em alguma nobre causa, mesmo que de pequena dimensão - seu bairro ou sua própria família, por exemplo.
3.2. Faça o teste do espelho: ao olhar a pessoa refletida pode encará-la com dignidade?
3.3. Exerça fé, pois há muitas coisas que não conhecemos e nem iremos conhecer. Precisamos de uma força maior que nós para sermos conduzidos.
Ao colocarmos em prática esses passos simples, veremos como fica mais fácil sentirmo-nos felizes e, desta forma, vencer!

Nenhum comentário: